Merci Blog

Conheça nossa técnica de utilização.  

A técnica Sous-Vide é de origem francesa e tem como significado “a vácuo”, tendo a sua introdução na década de 70 na França. O Chef Georges Pralus descobriu que colocando o alimento em uma bolsa plástica a vácuo, e fazendo a cocção de forma lenta em temperatura precisamente determinada, pode-se obter um sabor infinitamente superior.

O cozimento é realizado dentro da embalagem, podendo ter sua utilidade para diversos produtos, que são submetidos a um lento cozimento em baixas temperaturas.  O produto, durante o cozimento, sofre um tratamento térmico comparável às condições de pasteurização, após a cocção ocorre um choque térmico, resultando na eliminação de riscos de contaminação dos alimentos.

A higienização é um dos pontos mais importantes para o sucesso dessa técnica. Utilizando um ambiente limpo e controlado, com a colaboração dos manipuladores, apresenta entre suas vantagens o fortalecimento na conservação do produto. O aquecimento desse produto pode ser feito sob imersão ou em vapor e permite um controle muito mais  preciso da temperatura desejada, mantendo as  características organolépticas dos produtos e impedindo a formação de substâncias cancerígenas como as acroleínas.

Dessa forma os alimentos tem melhor aspecto, textura, sabor e conservação. O método sous-vide também permite a redução do uso de óleos e gorduras e conservação de vitaminas e sais minerais, garantindo um alimento completo e seguro.


Deixe uma resposta

Leia também